Prefeitura e Governo do Estado abrem oficialmente o ‘São João de Todos’ no Arraial da Maria Aragão

GRANDE ILHA – A Prefeitura de São Luís e o Governo do Estado se uniram mais uma vez para realizar o projeto ‘São João de Todos’. A programação oficial da temporada foi aberta nesta quarta-feira (14), na Praça Maria Aragão, um dos arraias do circuito formado ainda pelos terreiros da Vila Palmeira, Ipem e Praça Nauro Machado. A festa prossegue até o dia 2 de julho, com programação a partir das 19h, com seis atrações por noite em cada arraial, entre grupos de bumba meu boi, quadrilhas, danças tradicionais e shows de artistas locais e nacionais. Nesta quinta (15) e sexta-feira (16), os espaços têm programações diversisificadas.

Além do circuito oficial, a programação também se estende para os arraiais em 12 bairros: Bairro de Fátima, João Paulo, João de Deus, Cohajap, Liberdade, Largo de Santo Antônio no Centro, Cohatrac, Anil, Anjo da Guarda, Cidade Operária, Vila Embratel e Praça do Letrado, no Vinhais. Nesses locais, a festa vai de 23 a 29 de junho. A programação completa está disponível no portal da Prefeitura (www.saoluis.ma.gov.br) e no hotsite do ‘São João de Todos’ (http://www.ma.gov.br/saojoaodetodos/).

“Esta festa está sendo realizada com a união do Governo do Estado e da Prefeitura, e acima de tudo com a união do povo, da sociedade. Verificamos que a cada ano se consolida as festas juninas no Maranhão. Estamos começando a programação aqui no Arraial da Maria Aragão com enorme sucesso. Tenho certeza que até o final da temporada toda essa imensa cadeia produtiva, econômica da cultura vai se movimentar muito, e, acima de tudo, vamos ter muita alegria que o Brasil está precisando”, disse o governador Flávio Dino.

O vice-prefeito Julio Pinheiro, que representou o prefeito Edivaldo na abertura, observou que o prolongamento do São João deste ano, com duração de 19 dias, é decorrente do planejamento conjunto da Prefeitura de São Luís e Governo do Estado. “O São João é uma festa que para nós tem o sentimento mais profundo da maranhensidade, sobretudo para o ludovicense. Nesse aspecto, valorizar a cultura do nosso estado e da nossa cidade é fundamental, elevando o que a gente tem de mais importante, que são as nossas tradições”, destacou Julio Pinheiro.

Flávio Dino chegou ao local acompanhado da comitiva de governo, entre os quais o secretário de Segurança, Jefferson Portela, e de parlamentares como os deputados Bira do Pindaré e Fábio Braga. Os secretários municipais de Cultura, Marlon Botão; de Governo, Lula Fylho; de Comunicação, Conceição Castro; e de Turismo, Socorro Araújo, prestigiaram a primeira noite de festa no arraial mais tradicional da cidade.

O secretário de Estado da Cultura, Diego Galdino, que integrou a comitiva do governador Flávio Dino, ressaltou a importância do São João para a cultura e economia do estado e especialmente de São Luís. “A presença reforçada do sistema de segurança nos arraiais confere tranquilidade às famílias e participantes de maneira geral. As secretarias de Cultura do estado e município planejaram minuciosamente esta festa para que o maranhense desfrute de momentos de alegria e paz”, disse Galdino.

Para o secretário municipal de Cultura, Marlon Botão, o grande público presente na estreia do Arraial da Maria Aragão corresponde à expectativa de uma grande participação popular. “Por este palco deste arraial, um dos promovidos pela Prefeitura e Governo do Estado, vão passar mais de 200 grupos e artistas. É um grande São João que reúne aquilo que a população mais preza, que é sua cultura”, comentou o secretário.

A secretária municipal de Turismo, Socorro Araújo, acredita que este ano o setor vai superar as marcas históricas. “No ano passado tivemos em torno de 56% de ocupação dos hotéis, este ano estamos prevendo uma taxa acima de 70%, o que é bastante significativo neste período”, argumentou a secretária. Segundo Socorro Araújo, a emissão de turistas neste período acontece principalmente nas cidades do entorno, como Belém (PA) e Teresina (PI), mas também pela movimentação interna.

No entendimento do vice prefeito, Julio Pinheiro, o São João é um marco cultural da cidade que tem merecido atenção especial da Prefeitura, superando todas as dificuldades financeiras inerentes à crise pela qual o país passa. “Estamos colocando no palco aquilo que a gente tem de mais original, que é nossa tradição cultural que tem o bumba meu boi como carro-chefe”, disse Pinheiro.

BNC Cultura

Be the first to comment

Leave a Reply

Seu e-mail não será publicado.


*